Comissão de Saúde da Câmara de Ilhéus visita Hospital Costa do Cacau

29/07/2019 às 17h04

Na tarde da quinta-feira (25), os vereadores Fabrício Nascimento e Makrisi Sá, representantes da Comissão de Saúde do Legislativo ilheense, visitaram o Hospital Regional da Costa do Cacau. A equipe foi verificar in loco algumas situações relatadas pelos usuários do serviço.

De acordo com as demandas apresentadas pela população, existe dificuldade na realização de exames laboratoriais, as informações não são repassadas às pessoas de forma clara e muitos usuários relataram problemas durante a triagem para o atendimento.

O coordenador administrativo Francisco Macedo e o diretor médico Matheus Rocha ouviram as demandas levadas pelos vereadores e acompanharam a equipe em uma visita técnica na unidade hospitalar. De acordo com os representantes do hospital, a nova empresa que assumiu a gerência da unidade ampliou em 100% os serviços ofertados nas 14 especialidades oferecidas pelo hospital, sendo a Ortopedia a mais utilizada, com cerca de 120 atendimentos por mês.

Os vereadores também apresentaram demandas de usuários de entidades como a Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Ilhéus. A Apdefi solicitou o cumprimento e protocolo para atendimento apropriado ao portador por considerar que existem medicamentos e procedimentos que demandam urgência na administração. O diretor afirmou que estão concluindo um protocolo e que durante a realização do treinamento a associação será convidada para participar.

Outra demanda apresentada pela comitiva foi a ampliação dos serviços da telefonia. Atualmente a área em que o hospital está localizado tem cobertura apenas das empresas Claro e Vivo, o que dificulta o acesso à comunicação de pessoas que utilizam outras operadoras. Após a visita, uma linha direta de foi criada para que as assessorias de imprensa de ambas as instituições possam trocar informações e soluções sobre as demandas de usuários.