Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Criar um espaço municipal para implantação da atividade de psicopedagogia hospitalar, com o objetivo de garantir a continuidade dos estudos escolares para que as crianças não sofram prejuízos em sua aprendizagem durante tratamento médico e internação é tema de um Projeto de Lei, de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara de Ilhéus, Fabrício Nascimento (PSB), aprovada pelo Poder Legislativo.
O PL assegura o envolvimento de três secretarias municipais na iniciativa: Assistência Social, Saúde e Educação. “A continuidade do estudo colabora para que a criança não se sinta limitada, melhorando sua compreensão sobre o ambiente hospitalar e contribuindo para a promoção de sua saúde”, justifica o autor.
Fabrício destaca ainda que em Ilhéus este serviço não é oferecido. “Os dados mostram que quando os estudantes adoecem, deixando o convívio escolar, eles perdem muito mais que apenas o conteúdo das disciplinas, já que deixam o seu principal meio de socialização”, assegura. Isso, de acordo com especialistas, é prejudicial durante o processo de recuperação da saúde.
“A psicopedagogia hospitalar - esclarece Fabrício Nascimento – abre espaços até bem pouco tempo não utilizados pelo sistema educacional, modificando a ideia de que a educação formal só acontece dentro da escola”.