1673

Pular para o conteúdo
Câmara Municipal de
Ilhéus

Câmara apresenta o relatório final do projeto de urbanização da Avenida Soares Lopes

28/03/2022 às 10h14

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Câmara de Vereadores de Ilhéus, através de uma Comissão composta por seis vereadores e presidida pelo edil Vinícius Alcântara (PV), apresentou na última quinta-feira (24), o relatório final do projeto de Urbanização da Avenida Soares Lopes, resultado de nove audiências públicas com participação da população e representantes de vários segmentos. O objetivo final é fazer com que a orla da Avenida deixe de ser uma área abandonada e descuidada para se tornar um local atrativo à toda a população, que seja aproveitado de maneira sustentável e colabore com o potencial turístico da cidade.

A construção do documento teve o apoio do Coletivo Delibera Brasil, um movimento democrático e sem fins lucrativos que ouviu vários segmentos da sociedade. O projeto foi construído com base em soluções que atendam as demandas de vários setores e para isso, além dos moradores da Avenida, representantes de vários segmentos como Mobilidade e Segurança, Turismo, Indústria, Comércio e Educação foram ouvidos. As sugestões  também foram coletadas por meio de um questionário online e através uma urna instalada na recepção da Câmara de Vereadores.

Segundo Vinícius Alcântara, com a realização das audiências, eles conseguiram desmistificar que o morador da Avenida não quer que aconteça nada por lá. “Muito pelo contrário. Foi provado que eles querem sim, mas da melhor forma possível”, destacou o parlamentar. Já a vereadora Enilda (PT), agradeceu pela confiança dos moradores no trabalho da Comissão, “um trabalho democrático ouvindo todos os setores de nossa populaçao e de todos os cantos da cidade”, enfatizou.

 

Para o vereador Ivo Evangelista (Republicanos), a carta de recomendação do Delibera Brasil foi imprescindível para a construção do relatório. “Nós fizemos nossa parte enquanto legisladores, discutindo o tema. Esperamos agora que o Executivo exerça a sua função e coloque o projeto em prática”, afirmou o edil. Fernanda, do Delibera Brasil, afirmou que “convidar o Movimento, para trazer as pessoas para mais perto das tomadas de decisões, foi uma das atitudes mais democráticas que a Comissão da Avenida poderia tomar“.

 

Priscila Costa, que também representa o grupo Delibera Brasil, chamou atenção para os encontros do minipúblico, que “foram uma lição pra mim. Pessoas de diferentes locais e diferentes condições financeiras entraram em um consenso pelo bem comum.


Muitas vezes queremos impor nossa vontade para com a população, mas devemos deixar que a população se manifeste e diga o que quer que aconteça com a orla da Avenida”, destacou Priscila. “O relatório é técnico e também completo porque traz o desejo da população de Ilhéus, pois ouvimos diversas pessoas de diferentes classes sociais, gênero e idade”, completou.