1673

Pular para o conteúdo
Câmara Municipal de
Ilhéus

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é tema de audiência pública na Câmara de Ilhéus

26/08/2022 às 10h11

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, foi tema da Audiência Pública requerida pelo vereador Nery Santana (PSL) que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus na terça-feira, 23. De acordo com o parlamentar, "esta semana enfatiza o empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade", afirmou Nery.

Estiveram presentes na Audiência os vereadores Ivo Evangelista (REPUBLICANOS), Enilda Mendonça (PT), Cláudio Magalhães (PCdoB) e Baiano do Amendoim (PSDB), além dos convidados representantes da Secretaria de Educação da Cidade; o CRIE; mães de alunos da APAE; diretora geral da APAE, Vitória Penalva, e o autor e defensor Paulo Matias. 

Desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual e foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017. Em seu pronunciamento, a diretora da APAE de Ilhéus lembrou que "ser diferente é normal, o que não é normal é não respeitar a dignidade da pessoa com deficiência intelectual e múltipla".

Segundo o Art. 2º. do Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera-se a pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Já o termo deficiência múltipla tem sido comumente utilizado para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social.