1673

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Câmara Municipal de
Ilhéus

Em audiência, Frente Parlamentar de Mulheres homenageia mulheres da sociedade civil

22/03/2024 às 16h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com a temática "Mulheres em Movimento. Por uma Ilhéus mais igualitária", a Câmara Municipal de Ilhéus, por meio da Frente Parlamentar de Mulheres realizou na manhã desta sexta-feira (22), uma audiência pública em alusão ao mês da mulher onde homenageou mulheres do cotidiano, a exemplo da marisqueira Leila e da borracheira Neuza Araújo.

A audiência foi presidida pela vereadora Enilda Mendonça (PT) e também contou com a presença de outros edis que compõem a Frente Parlamentar de Mulheres, como Ivete Maria (UNIÃO BRASIL), Kaíque Souza (PODEMOS) e Cláudio Magalhães (PCdoB).

O ponto central da Audiência Pública foi a homenagem realizada para oito mulheres do cotidiano. Segundo a vereadora Enilda "essas mulheres fazem a diferença, mas ainda são invisíveis. A homenagem é sobre tirar os holofotes de nós que temos mandato, temos voz. É de extrema importante trazer essas mulheres que estão fora da militância, mas que representam as demais".

Acompanhando todo o debate, a família de Clea Aline Santos Andrade marcou presença na Audiência Pública, resistindo e relembrando o feminicídio que ocorreu em dezembro de 2023, quando Aline foi assassinada com um tiro, efetuado pelo marido e agente de trânsito, Danilo Cruz da Silva.

As mulheres homenageadas foram Leila Texeira, marisqueira que atua na Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras da Barra; Neuza Araújo, Borracheira; Deizemeire da Silva, catadora, ex-empregada doméstica; Tatiana Silva, associada da ADEFI e microempreendedora; Sueli Araponga, india Tupinambá e liderança da Aldeia Igalha; Cíntia Mara, manicure e merendeira; Eliene Coutinho, agricultora familiar e Alana Silva, oriunda de escolas públicas e uma mulher surda.

Compondo a mesa: a Deputada Estadual, Soane Galvão (PSB); a Secretária Estadual de Educação, Adélia Pinheiro (PT); a Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Carla Serafim; Secretaria de Políticas Públicas do Estado da Bahia, representada por Camila Batista; a Presidente da União Brasileira de Mulheres, Cris Calabraro e a psicóloga da Defensoria Pública, Marisa Batista. Outros seguimentos femininos sociedade tiveram representação em plenário a exemplo da diretora do Hospital Materno Infantil, Domilene Borges, a Coordenadora Estadual do FONATRANS, Mirety di Biachio.

Para quem quiser conferir a Audiência na íntegra, acesse o link a seguir do canal Oficial da Casa Legislativa no YouTube:

https://www.youtube.com/@camarailheus4494/streams