1673

Pular para o conteúdo
Câmara Municipal de
Ilhéus

Câmara aprova moção de aplausos após 100 dias de funcionamento do Hospital Materno-Infantil e mais de 600 partos realizados

17/03/2022 às 17h06

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, na quarta-feira (16), a moção de aplausos e congratulações para a direção e colaboradores do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, na pessoa da diretora da unidade, Aline Costa. A moção foi apresentada pela vereadora Enilda Mendonça (PT), em celebração aos 100 dias de funcionamento do Hospital.

Na justificativa do pedido de moção, a vereadora afirma que neste período ocorreram avanços na prestação do serviço, com destaque para o funcionamento da UTI Neonatal, que já salvou inúmeras vidas. 

Além disso, Enilda lembra de outros serviços disponibilizados para a população no Hospital, como imunização, teste do Coraçãozinho, Olhinho, Orelhinha, Linguinha e Pezinho, emissão de certidão de nascimento e CPF gratuitos.

Com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio já realizou, em 100 dias: 684 partos; 2.130 atendimentos às gestantes; 987 atendimentos de pediatria; 6.273 exames laboratoriais e de imagem; imunização de 815 bebês.

Ainda de acordo com Enilda Mendonça, em breve, a unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.

Inaugurado pelo governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), e gerenciado pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), todo o projeto do hospital está calcado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).