1673

Câmara Municipal de Ilhéus

Pular para o conteúdo

Site da Câmara em processo de mudança para aumentar transparência e integrar Ilhéus a outros parlamentos do Brasil

16/08/2021 às 09h38

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Há meses a página oficial da Câmara de Vereadores de Ilhéus (www.camaradeilheus.ba.gov.br) vem ganhando a atenção e o prestígio dos internautas. A sua produção diária de conteúdo sobre as ações do legislativo é uma das principais causas no aumento significativo na visitação. Mas, nas últimas horas, este acesso foi interrompido. É que a Câmara Municipal passará a fazer parte, nos próximos dias, do Interlegis, programa do senado Federal que integra as casas legislativas de todo o País. A mudança está sendo concluída pelos técnicos das duas instituições. 

O Interlegis atua permanentemente para aproximar os parlamentos. Essa integração acontece por meio de grupos de discussão, oficinas, palestras e seminários, e estimula-se a aproximação regional e temática, de tal forma que parlamentares e servidores possam compartilhar conhecimentos e boas práticas. Também se busca o estímulo à integração entre o município, sua esfera estadual e com o Congresso.

Com a inclusão da Câmara de Ilhéus a este programa, as ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente para as Câmaras Municipais passam a possibilitar a criação de portais na internet, o armazenamento de sistemas, a identificação “.leg” nos endereços eletrônicos e a automatização de todo o processo legislativo. Entre os benefícios desta medida, está o aumento no processo de transparência dos atos administrativos da Câmara.

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), responsável pelo programa, integra a rede de escolas de governo e oferece para os servidores da Casa e de órgãos conveniados cursos de pós-graduação chancelados pelo MEC, e de extensão. Também promove o fomento a estudos e pesquisas sobre temas do Legislativo, ministra treinamentos presenciais, semipresenciais e a distância com tutoria, além de coordenar programas de capacitação interna.

 

Seu embrião foi o projeto do Centro de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) que conectou à internet 100 Câmaras Municipais do país. Por este motivo, nos próximos dias, o site oficial da instituição (www.camaradeilheus.ba.gov.br) estará fora do ar. Temporariamente, o futuro conteúdo sobre as ações do legislativo municipal ocorrerá no site (www.camarailheus.ba.gov.br) até que seja concluído o processo de migração.

Cursos para a sociedade

Uma vasta opção de cursos a distância do ILB também está disponível para a sociedade. Esses cursos, desenvolvidos sob a coordenação da área de treinamento do Instituto, ficam armazenados na plataforma de ensino virtual do Senado, denominada “Saberes”. Os treinamentos são sem tutoria e podem ser feitos por qualquer cidadão. São cerca de 30 cursos abertos o ano inteiro: contratações públicas, ouvidoria, gestão estratégica, excelência no atendimento e outros.

Outra importante modalidade de capacitação é a de treinamentos presenciais conhecidos como oficinas, que ensinam as Casas Legislativas a utilizar os sistemas Interlegis, revisar seus marcos jurídicos e se habilitar para um conjunto de outras atividades relevantes, como licitações, contratos, compras sustentáveis e cerimonial legislativo.

Avanço

“Modernizar é avançar, oferecer oportunidades de conhecimento e integrar servidores e sociedade ao que há de mais moderno no serviço legislativo do Brasil”, destaca o presidente da Câmara.