1673

Câmara Municipal de Ilhéus

Pular para o conteúdo

Participação popular é marca da atual gestão

12/08/2021 às 14h50

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Irailson Gazo, sindicalista. Alzira Barbosa, moradora da Ponta da Tulha. Everaldo Anunciação, dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores. A tribuna da Câmara Municipal de Ilhéus esteve movimentada durante a sessão desta terça-feira (10). A participação efetiva da população e de suas representações no debate sobre os anseios e reivindicações da cidade é vista pelo presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), como um importante avanço da atual mesa diretora: dar vez e voz ao cidadão, ouvir seus anseios. Hoje (11) será a vez da presidente do Sindicato dos Comerciários, Crismélia Moreira, a ocupar a tribuna.


Nas últimas semanas, a Câmara tem intensificado a participação popular em suas sessões. De autoridades como o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, que veio apresentar os avanços e o trabalho da instituição, à representação popular da moradora do distrito de Castelo Novo, Flávia Santos Diogo, que buscava ajuda para o retorno dos ônibus e melhoria na infraestrutura da localidade.


“Isso é uma demonstração de evolução”, reconhece Everaldo Anunciação, outro convidado. “Não tem política sem democracia, e democracia não está relacionada apenas ao direito de ir. Mas de vir e falar, também. Dar o direito aos menos favorecidos de se expressar”, elogiou. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-Bahia), Irailson Gazo, a Câmara tem se destacado pelo espaço igualitário que tem dado a todos os vereadores, sem levar em consideração em que lado estão. “Isso faz prevalecer o que temos de mais importante: a democracia”, afirmou.


Alzira Barbosa ocupou a tribuna para pedir providências para a comunidade onde vive. As ruas estão em situação crítica, segundo informou. A Ponta da Tulha é uma região turística, no litoral norte de Ilhéus. Dona de uma pizzaria, a pequena empresária afirma que as condições da localidade atrapalham os negócios e prejudicam os moradores.