1673

Câmara Municipal de Ilhéus

Pular para o conteúdo

Semana Municipal vai discutir medidas no enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

12/05/2022 às 15h07

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Câmara Municipal de Ilhéus realizará na próxima segunda-feira, 16, a Semana Municipal com o objetivo de discutir medidas de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes, inclusive a reivindicação ao Governo do Estado para implantação de uma delegacia especializada de Crimes Contra Criança e Adolescentes. A ação foi proposta através de requerimento do vereador Gurita.

A programação inclui Seminário, Sessão Especial, palestras nas escolas, caminhadas, blitzs educativas - apresentando aos motoristas a importância da prevenção à violência sexual, panfletagem, entre outras ações que fazem parte da Semana instituída no município de Ilhéus através da lei nº 3.683/2013. de autoria do vereador Gurita. A proposta da Semana, celebrada anualmente de 11 a 18 de maio, é chamar a atenção da sociedade para o tema e buscar alternativas de prevenção à violência infantojuvenil, principalmente no ambiente familiar e escolar. 

O movimento visa unificar ações de todos os órgãos que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente, a fim de conscientizar a sociedade para a gravidade do problema da violência sexual infantojuvenil. Gurita, menbro da Comissão de Direitos Humanos, salientou a necessidade de mobilizar todos os seguimentos da sociedade – autoridades, técnicos e lideranças sociais – para discutir estratégias e promover ações concretas voltadas ao combate dessa grave prática criminosa.

O dia 18 de maio: Esta data marca o dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, porque em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira (16):

08h30min: Seminário Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. 

Local: Câmara Municipal de Vereadores.

Terça-feira (17):

08h30min: Blitz educativa e panfletagem com a equipe do CRAS-Norte. 

Local: Parque Infantil. 

14h: Roda de Conversa com Representantes do Ministeio Público, Defensoria Pública e Vara da Infância e Juventude de Ilhéus.

Quarta-feira (18):

08h30min: Blitz educativa e panfletagem com a equipe do CRAS-Vilela.

16h: Sessão Especial no Plenario da Câmara Municipal de Ilhéus.

Quinta-feira (19):

08h30min: Blitz educativa e panfletagem com a equipe do CRAS – Zona Sul 

Local: Praça do bairro Nossa Senhora da Vitória.  

Sexta-feira (20):

08h30min: - Grande Caminhada com Toda Sociedade Civil Organizada em prol Da Semana Municipal de Enfrentamento ao abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Ponto De Encontro: Praça do Estádio Mario Pessoa às 8h30min