Câmara recebe comunidade surda em comemoração ao Dia Municipal do Surdo

07/10/2022 às 17h40

Em 26 de setembro é comemorado nacionalmente e também municipalmente o Dia das Pessoas Surdas, e a Câmara Municipal de Ilhéus recebeu na última terça-feira, 4, duas professoras da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC e a comunidade surda para discutir políticas públicas para este grupo.

A iniciativa do convite veio através da vereadora Enilda Mendonça (PT), que em sua fala destacou que no Poder Legislativo existem dois cargos de intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - e por conta disso a comunidade surda pode acompanhar todas as Sessões Ordinárias. De acordo com a vereadora, "precisamos dar visibilidade a esta comunidade, pois se as pessoas ouvintes têm dificuldade de acesso às políticas públicas, imagine a população não ouvinte”.

Em seu pronunciamento, Wellington, que é uma pessoa surda, disse que esta data não é motivo para comemoração, mas sim para dar visibilidade às pessoas surdas e explanou as dificuldades enfrentadas na rede municipal de Ilhéus. A professora de Língua Brasileira de Sinais, Lucília Lopes, por sua vez, lembrou a Lei de Libras que completa 22 anos desde a sua promulgação e obriga a todas as pessoas em formação acadêmica a ter a disciplina libras como obrigatória, principalmente na formação de professores, porém apenas em 2012 houve a oficialização da profissão de tradutores em Ilhéus. Lucília lembrou também sobre a lei municipal 4.039 de 2019 onde o Executivo autorizou a criar na sua instância o cargo de tradutor e intérprete de libras a fim de concurso público, porém isso ainda não aconteceu.